6i60pdla5c4a7ei5ojad1ay6whlp8a Carne? Alternativas à base de plantas!
  • A Herbalista

Carne? Alternativas à base de plantas!

Vêm crescendo incrivelmente o mercado de "Carnes Vegetais". O que tem por trás de tudo isso?

E, sim, as alternativas à base de plantas não são apenas saudáveis, mas também muito saborosas.


Por que devemos substituir a carne animal?


A Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para Agricultura e Alimenta√ß√£o previu que at√© 2050, nos pr√≥ximos 30 anos a popula√ß√£o mundial aumentar√° para mais de 9,7 bilh√Ķes de pessoas, no m√≠nimo.

Devido √† superpopula√ß√£o, enfrentaremos uma crise alimentar severa, que atualmente j√° existe na excassez de alimentos e √°gua pot√°vel para bilh√Ķes de pessoas.


Ao longo dos anos, os cientistas v√™m tentando resolver esse problema. Uma das solu√ß√Ķes√© a produ√ß√£o de carne artificial ou sint√©tica a partir de plantas, para aumentar a demanda por carne em todo o mundo, que deve aumentar em cerca de 70% a partir do presente.


Comida vegetariana, alimentos feitos de proteínas vegetais ou carnes artificiais começou a não ser um alimento apenas para grupos vegetarianos, mas sim um negócio em ascensão, com um futuro brilhante porque o mundo está mudando.


Carnes a base de Plantas se tornou um dos alimentos atualmente mais vendidos nos supermercados em muitos pa√≠ses. Tamb√©m vem se tornando um alimento popular em restaurantes de fast food, incluindo v√°rias ind√ļstrias de alimentos.

Enquanto os investidores da Bolsa de Valores de Wall Street est√£o concentrandos em ver um gr√°fico mostrando o pre√ßo das a√ß√Ķes deste mercado subindo mais e mais. As empresas multinacionais, fabricantes de alimentos de classe mundial, entraram rapidamente na ind√ļstria de carnes √† base de plantas.


Por exemplo, a Nestl√©, uma gigante su√≠√ßa, lan√ßou o "Incredible Burger" na Europa em abril. Incorporando extratos de soja, trigo, beterraba e outras culturas alimentares A Nestl√© planeja oferecer um menu "Sweet Earth" de hamb√ļrgueres vegetarianos feitos com nozes em restaurantes de fast food nos EUA. A empresa Unilever, Uma empresa multinacional na Inglaterra e na Holanda, no ano passado, introduziu uma loja de carne artificial feita com vegetais. E anuncia que ser√° a maior fornecedora de carne artificial do mundo.



Uma dieta à base de plantas é mais eficiente em termos de recursos do que uma dieta com produtos de origem animal


A pecuária contribui para a derrubada de florestas e mudanças no uso da terra, entre outras coisas, na conversão da natureza intocada.

O consumo maci√ßo de produtos de origem animal reduz a seguran√ßa alimentar de centenas de milh√Ķes de pessoas, que s√£o afetadas negativamente pelas mudan√ßas no uso da terra para produzir produtos de origem animal.


Enquanto a demanda por carne, leite e outros produtos de origem animal mantém a produção acelerada causando devastador danos ao meio ambiente, além da não-observada ou ignorada dor causada aos animais, a ciência afirma que a fome global só aumenta e que a dieta baseada em vegetais pode ajudar a fornecer alimentos suficientes para todos.


Quer sejam vacas, porcos, galinhas ou peixes, in√ļmeros animais sofrem com a agricultura industrial. Todos animais s√£o seres que sentem frio, calor, dor, amor e vivem em estruturas sociais complexas. Ao mesmo tempo, s√£o inteligentes e emocionais e vivem suportando condi√ß√Ķes de moradias desagrad√°veis ‚Äč‚Äče estressantes. Uma dieta √† base de plantas minimiza o n√ļmero de animais que sofrem e precisam viver nessas condi√ß√Ķes e √© mais f√°cil do que nunca, gra√ßas √† crescente variedade de alternativas √† carne e latic√≠nios a base vegetal.



A carne de porco é a carne mais consumida em todo o mundo. O porco é um dos animais mais inteligentes, mas a vida e a morte de porcos que engordam na agricultura industrial permanecem invisíveis para os consumidores.

E acredite, n√£o √© nada bonito. Realmente essa ind√ļstria criadora de porcos pode nos abalar emocionalmente! √Ä medida que a popula√ß√£o mundial cresce, a escassez de recursos, os desastres ambientais e a fome no mundo aumentam. A produ√ß√£o de produtos de origem animal contribui para a distribui√ß√£o injusta de alimentos. Al√©m da injusti√ßa com o sofrimento animal. Por outro lado, uma dieta baseada em vegetais utiliza menos recursos e pode reduzir a fome no mundo.



As galinhas s√£o os animais mais utilizados no mundo todo. O consumo de ovos tem um impacto significativo no bem-estar das galinhas. Durante a cria√ß√£o e manuten√ß√£o, elas precisam passar por v√°rias interven√ß√Ķes dolorosas para se adaptarem √†s condi√ß√Ķes de moradia n√£o naturais.


Especialmente no período do Natal, o ganso, pato, peru e outros animais assados tem uma longa tradição, mas também é muito triste. Os animais levam uma vida curta, na qual eles não conseguem se reproduzir normalmente e superar às suas necessidades naturais de reprodução. Não raro, a compra de carne de ganso incentiva práticas dolorosas: produção de plumas e penas, produção de foie gras, por exemplo.


Uma dieta √† base de plantas minimiza o n√ļmero de animais que sofrem e precisam viver nessas condi√ß√Ķes e √© mais f√°cil do que nunca, gra√ßas √† crescente variedade de alternativas √† carne e latic√≠nios a base vegetal.


√Č geralmente aceito que um estilo de vida √† base de plantas oferece muitas vantagens sobre uma dieta baseada em produtos de origem animal. Uma dieta contendo alimentos de origem animal traz v√°rios riscos √† sa√ļde. Por outro lado, uma dieta herbal variada pode ajudar a prevenir uma variedade de doen√ßas do estilo de vida de hoje.


Ent√£o... Quais alternativas existem afinal?

Uma dieta baseada em vegetais pode ter muitos efeitos ben√©ficos para o corpo humano e para o meio ambiente, incluindo a conserva√ß√£o da biodiversidade, a conserva√ß√£o da √°gua, o uso mais sustent√°vel dos recursos e a mitiga√ß√£o das mudan√ßas clim√°ticas. Gra√ßas √† grande variedade de alimentos vegetais e ao crescente n√ļmero de alternativas veganas e vegetarianas, uma dieta √† base de plantas pode ser deliciosa e cheia de prazer.

Est√° se tornando cada vez mais claro que o consumo de produtos de origem animal √© amplamente respons√°vel por muitos problemas globais. Cada vez mais consumidores est√£o questionando o consumo de carne, latic√≠nios e ovos e est√£o considerando criticamente os efeitos de nossas dietas sobre animais, meio ambiente, fome no mundo e sa√ļde. Isso tamb√©m se reflete na crescente demanda por alternativas de plantas.



COGUMELOS


A maioria de n√≥s se tornam veganos por raz√Ķes √©ticas ou de sa√ļde e n√£o fica sem carne por causa do sabor. Se voc√™ quiser ter uma consist√™ncia carnuda em sua dieta, recomendamos experi√™ncias com diferentes tipos de cogumelos. Cogumelos s√£o um √≥timo substituto de carne, pode marinar maravilhosamente e se preparar como um peda√ßo de carne, como os cogumelos gigantes, Portobello que, porque crescerem mais, tamb√©m t√™m um sabor mais forte. O baixo conte√ļdo energ√©tico de 21 kcal por 100 g torna os cogumelos populares nos contadores de calorias. Al√©m disso, eles cont√™m uma bela mistura de vitaminas - especialmente o grupo B - e minerais, como pot√°ssio, ferro e zinco.

Os cogumelos chanterelles têm um ótimo sabor assim como o shitake, você pode obter uma experiência de mastigação muito especial. Além disso, os cogumelos também são ótimos para grelhar, como o porcini ou faça cogumelos no espeto. Vale a pena conhecer as quase 20 espécies comestíveis de cogumelos, não são tão ricos assim em proteínas, mas tem uma textura muito parecida com a carne, além de muitas vitaminas.




FEIJÃO, LENTILHA E GRÃO DE BICO


Leguminosas est√£o entre as minhas alternativas favoritas √† carne e formam uma excelente base para hamb√ļrgueres. Com as lentilhas, voc√™ pode facilmente fazer bolinhos veganos de "carne picada" e o gr√£o de bico serve como massa para o delicioso falafel. Voc√™ tamb√©m pode fazer saborosos hamb√ļrgueres a partir deles .


Não são apenas versáteis e deliciosos , mas também saudáveis. Eles são ricos em proteínas e contêm fibras importantes que ajudam a digestão.


TEMPEH


O tempeh é um alimento fermentado tradicional da Indonésia, popular no sudeste do continente asiático e muito conhecido pela comunidade vegetariana no mundo todo. O tempeh é produzido a partir da fermentação de grãos de soja ou de outros grãos de leguminosas, como ervilha, feijão, cevada, ou grão-de-bico, com cepas do fungo filamentoso Rhizopus sp. Esse alimento confere alto teor proteico, e é mais comumente ingerido frito, cozido ou assado. Seu sabor depende diretamente dos grãos utilizados para sua produção. Ele também contém quantidades significativas de magnésio, potássio e fósforo.





TOFU


O tofu n√£o √© um alimento de tend√™ncia recente desenvolvido nos √ļltimos anos como alguns podem pensar, mas sim um alimento tradicional asi√°tico que j√° era produzido h√° mais de 1000 anos atr√°s. A base do tofu √© a soja. Eles s√£o transformados em polpa e, em seguida, retiram as fibras e as cascas. O leite de soja assim obtido √© espessado para tofu com a ajuda de coagulantes. O tofu est√° dispon√≠vel em uma variedade de texturas, desde o tofu de seda cremoso e macio, que √© frequentemente usado em sopas, a variedades mais firmes que podem ser cortadas como carne. Sua diversidade o torna um dos alimentos mais populares para os veganos.


O tofu cont√©m prote√≠na como em algumas carnes de animal, √© pobre em calorias e cont√©m v√°rios minerais, como ferro, c√°lcio e magn√©sio. A qualidade da soja √© muito importante pois difere no sabor do tofu. D√™ prefer√™ncia para o cultivo org√Ęnico e regional.






SEITAN



Seitan consiste em prote√≠na de trigo e, portanto, n√£o √© adequado para pessoas sens√≠veis ao gl√ļten. Este substituto da carne √© frequentemente usado na culin√°ria vegetariana e tem uma consist√™ncia muito firme e semelhante √† carne.


Voc√™ pode obter seitan na maioria das lojas de alimentos naturais ou at√© fazer voc√™ mesmo transformando farinha de trigo e √°gua em uma massa e descansando por cerca de uma hora. Posteriormente, o amido √© lavado em √°gua, deixando apenas uma massa viscosa. O resultado √© uma subst√Ęncia forte contendo gl√ļten com consist√™ncia semelhante √† carne. Tem um gosto bastante neutro. Seitan obt√©m seu sabor carnal ao cozinhar a massa de trigo em uma marinada bem temperada. Experimente farinha integral.


O teor de prote√≠nas do seitan √© muito alto. A propor√ß√£o de gorduras e carboidratos, no entanto, √© muito baixa. Pessoas com intoler√Ęncia ao gl√ļten (doen√ßa cel√≠aca) devem se abster de produtos seitan.




TREMOÇO



A planta Lupinus albus é um excelente substituto da carne animal e o seu consumo vem aumentando cada vez mais, mundialmente. A planta é conhecida como tremoço. A planta é de fácil plantio, o que a torna um substituto de carne vegana particularmente sustentável.



O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha, bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.


No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total. Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes.


A proteína tremoço é, a propósito, de alta qualidade, porque numerosos aminoácidos diferentes estão contidos nela. Assim como na produção de tofu, um tipo de leite do tremoço é extraído dos grãos de tremoço, que depois são solidificados por coagulação.


O teor em amido do tremo√ßo √© bastante reduzido, o que explica o papel deste alimento no controle do √≠ndice glic√©mico (teor de a√ß√ļcar no sangue) e consequentemente, na redu√ß√£o da incid√™ncia da obesidade na popula√ß√£o; tamb√©m √© um alimento indicado para quem sofre de problemas √≥sseos e serve para reduzir o apetite. Al√©m disso, as suas propriedades emolientes, diur√©ticas e cicatrizantes favorecem a renova√ß√£o das c√©lulas.





SOJA TEXTURIZADA


A soja texturizada √© feita a partir de farinha de soja desengordurada, que √© prensada em fogo alto. Sem aditivos qu√≠micos, obt√©m uma consist√™ncia muito parecida com a carne. √Č oferecido de v√°rias formas, por exemplo, como gr√Ęnulos, mas tamb√©m como medalh√Ķes ou cubos.


Os produtos de soja, normalmente não contém colesterol, contém muita proteína e vários ácidos graxos de alta qualidade.


Quem j√° consome a carne de soja sabe que n√£o precisa de carne animal para um molho bolonhesa saboroso. A carne de soja √© id√™ntica a carne animal mo√≠da. Parece tamb√©m camar√Ķes pequenos. A diferen√ßa √© quase impercept√≠vel.





FEIJÃO VERMELHO e FEIJÃO PRETO



Um hamb√ļrguer feito de feij√£o? O feij√£o n√£o √© apenas rico em prote√≠nas, mas tamb√©m vers√°til em sua prepara√ß√£o. As leguminosas s√£o o ingrediente perfeito para hamb√ļrgueres vegetarianos, pois cont√™m muita prote√≠na com pouca gordura e a√ß√ļcar. Al√©m disso, cont√©m v√°rias vitaminas e quantidade razo√°vel de vitamina C, portanto, s√£o ideais como substitutos da carne. Destacam-se n√£o s√≥ pela cor, mas tamb√©m impressionam com uma consist√™ncia carnuda e um aroma poderoso. Na pr√≥xima vez que voc√™ quiser fazer um hamb√ļrguer, substitua a carne animal por 250 gramas de feij√£o preto ou vermelho bem cozido e amassado com quatro colheres de sopa de aveia, temperado a gosto!






JACA VERDE


Jaca (Artocarpus heterophyllus) √© uma super fruta origin√°ria da √ćndia e difundida em muitos pa√≠ses. Tamb√©m chamada de fruta de Jacob. Colhida antes da matura√ß√£o total, sua polpa se assemelha √† carne em sua consist√™ncia, mas tem um sabor neutro e pode ser temperada a gosto.



A jaca é famosa porque muitos acreditam que pode contribuir para reduzir drasticamente o problema da desnutrição global, graças às suas propriedades. Em nível nutricional, a fruta é um concentrado de benefícios. A polpa contém proteínas, potássio, cálcio e ferro, além de bons níveis de vitamina C; suas sementes também são altamente nutritivas.


√Č uma das maiores frutas ex√≥ticas do mundo e, enquando verde e cozida, percebemos a forte semelhan√ßa com a carne de porco. A consist√™ncia fibrosa √© ideal para fazer uma vers√£o vegetariana de carne de porco desfiada, por exemplo. Apenas usada verde √© adequada como alternativa √† carne. Madura, a polpa tem um sabor doce. Seu preparo √© f√°cil, e s√≥ temperar e cozinhar!






ALGAS MARINHAS


Fonte natural e altamente eficiente de proteínas e aminoácidos essenciais.

As algas s√£o maravilhosamente adequadas como substitutos de peixe devido ao seu sabor salgado e picante. √Č uma das fontes de prote√≠na mais interessantes e escal√°veis ‚Äč‚Äčpara o futuro do meio ambiente. Algas s√£o "ligantes", adequado como agente aglutinante e pode substituir parcialmente a clara de ovo. Al√©m do mais, confere um sabor agrad√°vel e d√° uma cor bonita aos nossos pratos!




Esperamos que, com nossas alternativas de carne vegetal, tenha algo que lhe agrade! Você verá que comer carne animal (cadáver) de vez em quando, ou parar completamente, não significa que você precise se restringir do poder das proteínas. Apenas tente. Com certeza o seu corpo agradecerá outras fontes de proteínas, aminoácidos e oligoelementos que você começará a ingerir! E o meio ambiente é o maior beneficiário!





Sa√ļde a Todos!

A Herbalista - Terapia do Estilo de Vida -

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