6i60pdla5c4a7ei5ojad1ay6whlp8a Autocura: Ative o seu médico interno!
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Autocura: Ative o seu médico interno!

Os poderes de autocura estão em todos. Isso é natural.

O "médico interno" é atencioso - e está sempre ativo.

Quem acidentalmente corta os dedos pode ver como a ferida se contrai em pouco tempo - sozinha - se cura.


O que é autocura?


Para algumas pessoas, o termo parece um pouco esotérico.

Por√©m a autocura √© a capacidade do corpo de superar os estados de doen√ßa e recuperar a sa√ļde. N√£o h√° nada de esot√©rico nisso. Pense em uma ferida que se fecha sozinha. Essa √© uma forma t√≠pica de autocura.


No entanto, algumas circunst√Ęncias dificultam a cicatriza√ß√£o de feridas - por exemplo, invas√£o de germes ou estresse que prejudicam a fun√ß√£o do sistema imunol√≥gico. Outros fatores a aceleram, como imobiliza√ß√£o da les√£o ou at√© um bom sono.


Comutamos constantemente entre doen√ßa e sa√ļde.

Uma doença ocorre quando os poderes de autocura do corpo são sobrecarregados, por exemplo, por estresse permanente, toxinas fortes - ou tumores: nesses casos, a capacidade de autocura não é suficiente para melhorar.


Em cada um de nós existem poderes de autocura. E eles não são um milagre raro. Permanentemente - a cada segundo - nosso corpo se repara e se renova. As enzimas reparam o material genético danificado, as células se dividem e os poluentes são liberados. Tudo isso acontece sem a nossa intervenção. Às vezes, podemos até assistir nosso corpo curar. Por exemplo, se cortamos os dedos: está sangrando e depois de um tempo a ferida fecha, até que finalmente se recupera completamente após alguns dias. Nosso médico interno também combate patógenos irritantes e até permite que ossos quebrados se restaurem novamente.



O remédio trata, a natureza cura


O remédio mais eficaz é o poder natural de cura que existe dentro de cada um de nós. Isso não significa que toda doença é derrotável, mas muitos subestimam o que nosso próprio corpo é capaz de fazer.

Mas ele deve ser apoiado da melhor maneira possível, claro, com consultas, terapias,etc.



Cura por dentro


Durante muito tempo, a capacidade do nosso corpo de se auto-regenerar foi subestimada e n√£o levada a s√©rio. Felizmente, a conscientiza√ß√£o de nossos poderes de autocura agora est√° aumentando novamente. Muitos m√©dicos tamb√©m reconhecem que a influ√™ncia que podemos exercer sobre nossa sa√ļde √© enorme - √†s vezes at√© maior que a do pr√≥prio medicamento.


Já na década de 1960, o professor de Harvard, Herbert Benson, mostrou que mesmo simples exercícios de relaxamento diminuem a pressão arterial - sem efeitos colaterais. Com valores apenas um pouco mais altos, apenas os métodos de relaxamento podem ser suficientes.




Reduzir o estresse: pré-requisito para a autocura


A psiqué e o corpo estão conectados. Por exemplo, aqueles que estão permanentemente sob estresse têm muito mais probabilidade de ter resfriados. Isso é comprovado por estudos do novo campo de pesquisa em psiconeuroimunologia.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24798553 ).



Mesmo as pessoas que sofrem de ansiedade e ansiedade são mais suscetíveis à doença . Por outro lado, está provado que a satisfação de pessoas otimistas e bem equilibradas é contra ela.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26027689 )



Uma boa rede social tamb√©m aumenta nossa toler√Ęncia ao estresse, pois o horm√īnio de liga√ß√£o ocitocina diminui a libera√ß√£o de horm√īnios do estresse.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5864556/ ).


Pesquisas com placebo mostraram que endorfinas e dopamina s√£o liberadas em nosso c√©rebro atrav√©s de processos mentais como expectativa, esperan√ßa e f√©. As endorfinas s√£o chamadas de analg√©sicos do pr√≥prio corpo, a dopamina controla nosso humor como horm√īnio da felicidade. Com a nossa vida interior, podemos influenciar os processos f√≠sicos - no negativo, como no sentido positivo.


Fortaleça o médico interno com relaxamento


Pare por alguns minutos Os horm√īnios do estresse, como o cortisol, t√™m um efeito negativo sobre a sa√ļde. Yoga ou medita√ß√£o podem nos ajudar a desligar. Mime-se com uma pequena pausa de 5 a 10 minutos por dia.



Durma bem


Especialmente à noite, nossas células se regeneram. Aqueles que dormem muito pouco durante a semana devem recuperar o atraso no fim de semana.



Ande mais


10.000 passos por dia de exerc√≠cios aumentam a circula√ß√£o sangu√≠nea e, portanto, a oxigena√ß√£o de nossas c√©lulas. N√£o precisa ser uma corrida extenuante de resist√™ncia. Apenas 20 minutos de caminhada s√£o valiosos para a nossa sa√ļde.



Nossas células


N√≥s carregamos o equipamento de auto-reparo dentro de n√≥s. Al√©m da psique, h√° outro fator crucial para o nosso bem-estar f√≠sico: a sa√ļde de nossas c√©lulas.


Os cientistas foram capazes de identificar mais de 200 tipos diferentes de c√©lulas. O princ√≠pio da autocura √© uma lei fundamental de todas as nossas c√©lulas. A cada segundo, cerca de 50 milh√Ķes delas morrem e, ao mesmo tempo, nascem muitos novos. Especialmente atrav√©s de sua constante regenera√ß√£o, nossas c√©lulas - e, portanto, nosso corpo - permanecem intactas. Cada c√©lula n√£o pode fazer muito por conta pr√≥pria. Eles s√≥ funcionam em combina√ß√£o.


Por exemplo, se as c√©lulas do trato respirat√≥rio encontrarem subst√Ęncias nocivas dos vapores de exaust√£o, toda uma cascata de processos metab√≥licos come√ßar√° a evitar mais danos. Enzimas, prote√≠nas e c√©lulas est√£o perfeitamente coordenadas - e podem ser influenciadas: atrav√©s da nossa nutri√ß√£o. Porque quanto melhor nosso corpo √© suprido com as subst√Ęncias que nossas c√©lulas precisam para funcionar.



As células adoram comida equilibrada. Para manter nossas células em forma, devemos alimentá-las bem. Algumas vitaminas e oligoelementos podem influenciar centenas de processos metabólicos.


O zinco √© um componente de muitas enzimas, horm√īnios e receptores e est√° envolvido na forma√ß√£o de nossos √°cidos nucleicos (blocos de constru√ß√£o de nosso material gen√©tico) durante a divis√£o celular. Al√©m disso, nossas c√©lulas requerem ferro e magn√©sio , que tamb√©m t√™m uma fun√ß√£o na divis√£o celular. O magn√©sio tamb√©m ativa cerca de 300 enzimas que contribuem para um metabolismo energ√©tico normal.


Os antioxidantes combatem os radicais livres causados ‚Äčpelas toxinas. Os antioxidantes incluem, por exemplo, vitamina E e vitamina C.

A partir do oligoelemento selênio, nosso corpo forma o sistema de desintoxicação glutationa peroxidase, que também ajuda a proteger nossas células do estresse oxidativo.



Nós podemos "comer" contra algumas doenças


Algumas pessoas têm maior resistência do que outras. Eles são menos propensos a ficar doentes, são menos propensos a se envolver e superar muitas doenças, mesmo sem ajuda médica. Parte desse poder de cura certamente remonta à nossa psique e fatores genéticos. Além da dieta, claro.


Enquanto alguns anos atrás a nutrição era uma questão menor na prática médica, em oposição à medicação e à cirurgia, hoje praticamente ninguém duvida do poder curativo de nossos alimentos.

Mesmo que as terapias medicamentosas sejam inevit√°veis, a nutri√ß√£o √© a origem da sa√ļde ou maioria das doen√ßas.



Poder de autocura com a nutrição correta


A for√ßa da influ√™ncia da nossa dieta na sa√ļde √© demonstrada pelo exemplo do diabetes. Infelizmente, o diagn√≥stico ainda muitas vezes significa tomar uma vida inteira de comprimidos ou injetar insulina. No entanto, muitos poderiam ficar sem ou com menos medicamentos se fossem melhor instru√≠dos pela medicina nutricional. O mesmo se aplica a muitas outras queixas - desde press√£o alta, desequil√≠brios hormonais, doen√ßas do sistema cardiovascular, reumatismo ou sintomas da menopausa.



Press√£o alta


Se as leituras acima de 14 a 90, fala-se em hipertens√£o . Com uma dieta simples, os pacientes podem baixar a press√£o sangu√≠nea comendo muitos vegetais, legumes, frutas, peixe, nozes e √≥leos vegetais. Isso √© confirmado por um estudo em larga escala. Uma dieta equilibrada cont√©m pouco sal e muitas vitaminas, oligoelementos, fitoqu√≠micos e √°cidos graxos √īmega-3.

( https://www.mdpi.com/2072-6643/7/6/4124 )



Diabetes tipo 2


No diabetes tipo 2, a capta√ß√£o de a√ß√ļcar no sangue na c√©lula √© perturbada. O oligoelemento cromo pode ajudar aqui: ele pode melhorar a chamada toler√Ęncia √† glicose e, portanto, contribui para um n√≠vel normal de a√ß√ļcar no sangue. Encontramos cromo no f√≠gado, ovo, tomate, alface e cogumelos. Os pacientes se beneficiam de uma dieta herbal pronunciada, com muitos vegetais, frutas, azeite, nozes, gr√£os integrais e legumes.

Atualmente, os cientistas acreditam que os fitoquímicos e as fibras alimentares que eles contêm melhoram a sensibilidade à insulina dos pacientes.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29302846 )





Tire√≥ide e Horm√īnios


A dieta tamb√©m √© importante para a gl√Ęndula tire√≥ide.

O pequeno √≥rg√£o tem um grande impacto em todo o corpo. Se ele libera muitos ou poucos horm√īnios da tire√≥ide, podemos senti-lo claramente. Especialmente o oligoelemento iodo de peixes do mar, br√≥colis ou espinafre est√° envolvido em uma fun√ß√£o tireoidiana normal. Tamb√©m importante: sel√™nio. Como parte de uma enzima no metabolismo da tire√≥ide, contribui para a fun√ß√£o normal da tire√≥ide. O sel√™nio √© encontrado em peixes, cereais integrais e castanhas. A vitamina B6 contribui para a regula√ß√£o da atividade hormonal. O zinco ajuda a manter um n√≠vel normal de testosterona.


Sistema cardiovascular


Uma dieta tipo mediterr√Ęnea com muitos legumes e legumes, frutas, muito peixe e √≥leo vegetal saud√°vel, como o √≥leo de coco e azeite e pouca ou quase nenhuma carne, nem ling√ľi√ßas, nem embutidos e muito pouco a√ß√ļcar.

Os pesquisadores descobriram que isso poderia efetivamente reduzir o risco de doença cardiovascular.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25940230 )


Esse efeito protetor deve-se aos √°cidos graxos √īmega-3 e antioxidantes (por exemplo, vitaminas C e E) encontrados na dieta mediterr√Ęnea.

O alho também pode ter uma influência positiva.

( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26764327 )


Também foi cientificamente comprovado que o ácido fólico, vitamina B6 e B12 contribuem para o metabolismo normal da homocisteína. Muita homocisteína no sangue é um fator de risco para doenças cardiovasculares.



Prevenção e proteção celular


O estresse oxidativo se desenvolve no corpo devido a muitos radicais livres. Qualquer um pode ver como o estresse oxidativo funciona com as maçãs sendo cortadas, que rapidamente ficam marrons. Se você polvilhar as fatias de maçã com suco de limão rico em vitamina C, elas manterão sua cor.

Devido à sua alta agressividade, os radicais livres também podem atacar e danificar os componentes básicos de nossas células. Antioxidantes como vitamina C, vitamina E, selênio e zinco atuam como antagonistas dos radicais livres e protegem as células.




Sistema imunológico


A vitamina C √© uma parte importante do nosso sistema imunol√≥gico, muitas pessoas sabem disso. Mas tamb√©m a vitamina B6, B12, vitamina D, ferro, sel√™nio, cobre e √°cido f√≥lico s√£o importantes para uma defesa imunol√≥gica normal. Voc√™ quer fazer algo pelo seu sistema imunol√≥gico com a nutri√ß√£o certa? Em uma dieta equilibrada e variada, todas essas subst√Ęncias est√£o inclu√≠das.



Ossos e articula√ß√Ķes


Enquanto isso, os profissionais m√©dicos sabem que nossos ossos e articula√ß√Ķes dependem de toda uma gama de nutrientes: assim, a vitamina D garante uma boa absor√ß√£o e utiliza√ß√£o de c√°lcio. Vitamina K, magn√©sio, zinco e mangan√™s tamb√©m desempenham um papel importante no metabolismo √≥sseo. Importante para as articula√ß√Ķes: a vitamina C ap√≥ia a forma√ß√£o de col√°geno para a produ√ß√£o normal de ossos e cartilagens.



Equilíbrio ácido-base


Muitos alimentos de origem animal ricos em prote√≠nas, como ling√ľi√ßa, queijo, carne e ovos, acidificam o corpo.

O zinco é básico e contribui para um equilíbrio ácido-base normal. Encontramos zinco no espinafre, couve de Bruxelas, batata, aveia e nozes.

Se os rins tiverem que lutar permanentemente contra muitos √°cidos, isso tamb√©m pode se manifestar em um n√≠vel aumentado de horm√īnios do estresse no sangue. Os horm√īnios do estresse, por sua vez, enfraquecem nosso m√©dico interno.



Ouça os conselhos do seu médico interno com mais frequência. Se aprendermos a prestar atenção ao que realmente nos faz bem, já foi dado um grande passo para fortalecer e proteger nosso corpo. O jejum sempre foi considerado uma fonte da juventude na medicina natural, mas por muito tempo foi descartado pela medicina convencional como um costume antigo. Desde a descoberta do biólogo japonês Yoshinori Ohsumi, o assunto do jejum se tornou um campo independente de pesquisa.


Jejum - Férias para as nossas células


Yoshinori Ohsumi, √© um bi√≥logo celular e professor da Universidade de T√≥quio, recebeu o Pr√™mio Nobel por suas descobertas sobre autofagia durante o jejum. A autofagia tamb√©m √© conhecida como "coleta de res√≠duos de c√©lulas" e √© um dos processos mais saud√°veis ‚Äč‚Äčdo corpo.



Não comer é um remédio incrível


Em 2016, Oshumi recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta dos genes que causam autofagia nas células.

A autofagia é um mecanismo de eliminação de nossas células que é acionado pelo jejum.

Os "resíduos celulares" velhos e parcialmente danificados são removidos - nossas células se limpam no jejum.

Nem precisamos ficar completamente sem comida. Períodos de jejum ainda mais curtos trazem muito.



Na forma mais conhecida de jejum intermitente, a pessoa se abstém de comer por 16 horas e pode comer por oito horas. O truque é que a fase de jejum é colocada na hora de dormir: por exemplo, você jejua das 20h às 12h no dia seguinte, o que significa que você pula o café da manhã. Das 12 às 20 horas, você pode comer o que quiser. Isso resulta em um período diário de jejum de 16 horas - uma fase de recuperação relaxante, na qual nosso corpo pode se regenerar.




Sa√ļde a Todos!

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