6i60pdla5c4a7ei5ojad1ay6whlp8a Dietética Ayurvédica | A Herbalista

A Medicina tradicional indiana, Ayurveda, inclui Dietética, Fitoterapia, Aromaterapia, Massagem, Yoga, Canto, Respiração e Meditação.

Origem do Ayurveda

 

Do sânscrito " ayur" (vida) e " veda" (ciência, conhecimento), o termo Ayurveda é traduzido como "conhecimento da vida ou longevidade".


O Ayurveda, ou medicina ayurvédica, é considerado a medicina holística mais antiga do mundo: considera o homem como um todo (corpo e mente). Criada pelos sábios da Índia clássica, os Rishis, essa tradição ayurvédica data de mais de 7.000 anos.

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A OMS ( Organização Mundial de saúde) reconhece o Ayurveda como um sistema completo de medicina tradicional.

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" Ayurveda considera que o infinitamente pequeno (ser humano, moléculas) é governado pelos mesmos princípios que o infinitamente grande (planetas, galáxias).

Ao observar a natureza, os sábios indianos descobriram cinco elementos: éter (ou espaço), terra, ar, água e fogo. Eles deduziram que esses estados da matéria, presentes na natureza, eram igualmente assim no ser humano.

Nos seres humanos, esses cinco elementos constituem três doshas ou humores biológicos  (dosha vata, dosha pitta, dosha kapha), cuja combinação é única para cada indivíduo. Quando esses três doshas são equilibrados, o indivíduo está em boa saúde.
Por outro lado, se o modo de vida desequilibra os doshas, ‚Äč‚Äčpode levar à doença."

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Terapias Utilizadas na Medicina Indiana

 

Ayurveda é uma prática destinada a tratar a pessoa doente e não a doença.
Em outras palavras, o praticante de Ayurveda, em primeiro lugar, procura as razões do desequilíbrio para aliviar os sintomas permanentemente. A medicina tradicional indiana é frequentemente complementada por ioga, canto, respiração e meditação. A escolha da técnica e o número de sessões dependerão do seu médico.

 

- Dietética ayurvédica: os alimentos são classificados de acordo com seu gosto, energia e ação pós-digestiva;

 

- Fitoterapia indiana e aromaterapia: as plantas são classificadas de acordo com os cinco estados da matéria (éter, fogo, ar, água, terra);

 

- Massagens ayurvédicas: são realizadas de forma individualizada, de acordo com a predominância do dosha;

 

- Terapia  sonora: algumas vibrações re-harmonizariam sua frequência pessoal para alcançar o bem-estar. Os praticantes usam música reproduzindo os sons da natureza ou mantras, frases sagradas, músicas de frequência vibracional.

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- Pedras preciosas: alguns cristais ou pedras preciosas são colocados em pontos ou zonas energéticas para reequilibrar os doshas.

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A Dieta Ayurvédica: A Dietética da Sabedoria

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Dietistas e nutricionistas geralmente recomendam dietas classificando os alimentos de acordo com os nutrientes que eles contêm (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas). A dietética ayurvédica os distingue de duas maneiras: pela qualidade (a comida é pura) e pelo gosto (a comida é doce, azeda, salgada, picante, amarga ou adstringente).

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A refeição "típica" ayurvédica deve reunir todos os seis gostos!

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Pode consistir em grãos, legumes, legumes, saladas e pães ázimos.
Uma sobremesa pode ser adicionada ao menu. A longo prazo, a dieta ayurvédica pode promover uma perda de peso duradoura e evitar o efeito ioiô clássico. A adoção deste tipo de dieta não requer um esforço pontual, mas modifica profundamente nosso relacionamento com a comida.

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Concentre-se em Alimentos Naturais
 

A dieta ayurvédica está próxima de uma dieta equilibrada: defende o consumo de alimentos naturais (orgânicos, por exemplo) para evitar carregar o corpo com resíduos de pesticidas, aditivos, conservantes e outras cores artificiais.

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A dieta ayurvédica ajuda a reequilibrar a estrutura das refeições e recomenda um almoço mais substancial. Nas sociedades ocidentais, o almoço é cada vez mais negligenciado e se resume a um sanduíche consumido em movimento. Por outro lado, o jantar costuma ser saudável, embora deva ser mais leve, conforme recomendado pela dietética ayurvédica. "


A composição das refeições é importante, mas a maneira como você as consome é igualmente importante. A fim de facilitar a digestão, você deve ter suas refeições sentadas e em paz. Coma em silêncio, sem pressa, para tomar consciência da comida e limitar seu consumo: você ouve seu apetite.

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Este tipo de dieta proíbe qualquer mordidela e recomenda um atraso de três a seis horas (dependendo dos organismos) entre duas refeições. Essa expectativa pode restaurar o apetite e comer de acordo com suas necessidades.

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Classificação dos Tipos de Alimentos

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Na dietética ayurvédica, os alimentos são classificados em três categorias:

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Alimentos puros:  Nutrem o corpo e o mantêm saudável.
Eles acalmam e purificam a mente. Alimentos puros incluem grãos integrais, frutas e legumes, laticínios, sementes e legumes.

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Alimentos Estimulantes: Promovem a atividade, mas destroem o equilíbrio entre corpo e mente, nutrindo o corpo e não a mente. Quando consumidos em excesso, os seguintes alimentos estimulam o corpo e agitam a mente: especiarias, ervas poderosas, café, chá, peixe, carne, queijo, ovos, sal e chocolate.

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Alimentos ignorantes: Não são bons para o corpo nem para a mente. Eles enfraquecem as habilidades intelectuais, e o corpo é menos resistente à agressão externa. A mente é então invadida por emoções negativas. Entre os alimentos ignorantes: álcool, alimentos industrializados ( veja, produtos alimentícios não são alimentos reais ).refrigerantes, batatas fritas ou hambúrgueres devem ser evitados o máximo possível.

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Comida de acordo com o Gosto


Doce: Na dietética ayurvédica, a doçura constrói e fortalece os tecidos do corpo, anima uma sensação de prazer e satisfação, é boa para a pele, o cabelo e os sentidos.
Pode ser encontrada em açúcares simples (frutas, lactose, açúcar de cana, mel), alimentos ricos em amido (cereais, batatas), óleos e gorduras.
Consumidos em excesso: Podem causar obesidade, dispepsia (digestão difícil), inconsciência, diabetes ou tumores malignos ...

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Azedo: De acordo com os critérios do Ayurveda, o azedo é bom para o coração e facilita a digestão. Ajuda seu corpo a eliminar e aumenta a salivação.
O sabor azedo é encontrado em frutas ácidas (frutas cítricas, frutas, morangos, ameixas), vegetais ácidos (tomate, espinafre), vinho e alimentos fermentados.

Consumidos em excesso: Esses alimentos podem causar tonturas, perda de força, prurido ou irritação, palidez, inchaço, sede e febre ...

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Salgado: Salgado libera obstruções dos canais e poros, aumenta a atividade digestiva e a salivação, lubrifica e causa transpiração, penetra nos tecidos e melhora o paladar.
O sabor salgado pode ser encontrado em sais minerais e frutos do mar.

Consumidos em excesso: O abuso de sal pode levar à calvície, cabelos grisalhos, rugas, sede, doenças de pele, doenças do sangue e perda de força.

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Picante: o picante é digestivo e melhora o sabor. Alimentos picantes incluem alho, cebola, ervas e especiarias (pimenta).

Consumidos em excesso: Os alimentos picantes podem causar sede e até dor nas costas.

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Amargo: O amargo limpa a boca. É conhecido por curar vermes, bactérias, parasitas, sede, doenças de pele, febres, náuseas e sensações de queimação.

Consumidos em excesso: Os alimentos com sabor amargo (plantas e especiarias amargas) podem esgotar os tecidos.

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Adstringente: O adstringente limpa o sangue, cura úlceras e absorve água. O sabor adstringente é encontrado em bananas, romãs, grão de bico e repolho.

Consumidos em excesso: Podem causar flatulência, perda de peso, obstrução dos canais e constipação.

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Sua Constituição Ayurvédica

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Por que reagimos aos alimentos de maneira diferente? 

Ao olhar para trás em sua vida, você percebe um padrão do seu peso corporal?

Você esquece de comer ou procura comida quando está chateado?

Você conhece alguém que come exatamente como você, mas não ganha um grama enquanto luta para manter o peso?

Onde você sente desconforto quando tem problemas de digestão?

É o seu estômago, intestino ou cólon?   

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Segundo o Ayurveda as coisas são compostas por cinco elementos básicos: espaço / éter, fogo, água, ar e terra. Esses elementos se combinam para formar três tipos metabólicos, também chamados de doshas.

 

O dosha Vata é uma combinação de ar e espaço.

O dosha Pitta é composto de fogo e água.

O dosha Kapha é uma combinação de água e terra.

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Um ou dois doshas dominantes geralmente determinam características físicas, mentais e emocionais. O dosha dominante é a razão pela qual, por exemplo, uma pessoa pode não ser capaz de tolerar umidade ou alimentos oleosos, enquanto outra pessoa pode não ter nenhuma reação a eles.

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Comer de acordo com o seu tipo de Dosha


Compreender o seu dosha é o primeiro passo para obter uma visão tremenda do seu corpo à medida que aprende a dieta certa, a rotina de exercícios e o estilo de vida ideais para a sua saúde.

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Quando nascemos, essa proporção dos elementos está em equilíbrio (prakrti), mas ao longo dos anos há um desequilíbrio natural causado pelo estilo de vida de cada um, o que para os estudiosos dessa sabedoria, colabora para o surgimento das doenças.

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Tipos de Dosha

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Cada pessoa possui quantidades e combinações diferentes dos elementos da natureza no seu corpo. O elemento dominante é o que determina o dosha principal, enquanto o secundário é aquele presente em menor proporção.

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"Para a Ayurveda, os doshas definem as necessidades nutricionais, físicas e psicológicas de cada pessoa. Identificar e compreender o seu dosha ajuda a compor uma dieta alimentar e uma rotina que beneficiem o seu corpo e o seu espírito."

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Vata

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A estrutura desse dosha é composta pelos elementos éter e água.
Essa combinação resulta em pessoas magras, leves, com pouca musculatura, longilíneas e friorentas, com andar rápido e tendência a sentirem dores nas articulações.

Costumam ser ágeis, entusiasmadas, comunicativas e indecisas. Vata reúne qualidades como seco, leve, frio, móvel, áspero e claro. 
 

A personalidade é marcada pela criatividade acima de média, rapidez para executar tarefas (embora tenha facilidade para se distrair), e disposição de ânimo irregular.

Vata ainda é marcado pela tendência a ter prisão de ventre, insônia e excesso de preocupações.

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Vatas favorece gostos doces, salgados e azedos. Eles devem comer alimentos úmidos, quentes, óleo e alimentos pesados ‚Äč‚Äč(aterrados). Quando o Vatas está desequilibrado, sua má digestão causa inchaço e prisão de ventre. Eles tendem a esquecer de comer quando estão sobrecarregados ou chateados. 

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Dieta alimentar de Vata

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É indicada alimentação natural, quente e oleosa, com sabores doces, ácidos e salgados.
 

Frutas maduras e adocicadas: banana, cereja, amora, uva, melão, laranja lima, pêssego, abacaxi, ameixa, mamão, abacate, coco.

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Vegetais cozidos: aspargo, beterraba, cenoura, pepino, cebola, ervilha, batata doce, abóbora, espinafre, lentilha, azeitona, alho, feijão verde, aipim, inhame, cará, brócolis e couve-flor.

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Cereais cozidos ou aquecidos: aveia, quinoa, arroz integral e trigo.

 

Alimentos de origem animal: galinha caipira ou frango orgânico, ovos, peixes e frutos do mar, peito de peru.

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Temperos: pimenta, tomilho, cravo, canela, cardamomo, cominho, coentro, alho, gengibre, noz moscada, orégano, hortelã, açafrão, alecrim, cebola, erva doce, manjericão, orégano, salsa, cebolinha e louro.

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Oleaginosas indicadas com moderação: castanhas, amêndoas, pistache, nozes, gergelim (tahine), amendoim e coco.

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Evitar alimentos frios, secos, amargos, leves e gelados.

Este dosha está associado ao intestino grosso, pelve, ossos, orelhas, coxas e pele.

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Pitta

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Pitta é composto de fogo e água, cujo elemento fogo predomina.
As pessoas de Pitta geralmente possuem pele clara, cabelos aloirados ou ruivos e olhos claros, com pele oleosa. Suas características são a fala bem articulada, fome intensa, intelecto aguçado, veia empreendedora, atração por desafios, agilidade e ciúmes.


É intenso e radiante. Indivíduos com a predominância desses elementos têm tamanho mediano, metabolismo acelerado e sentem muito calor.

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Tendem a ser ativos e críticos, podem ganhar e perder peso facilmente. 

Também não gostam de ser contrariadas e têm tendência a se irritarem facilmente.

 

Por ser ligado ao fogo, é o dosha mais quente e intenso e às vezes eles pensam que podem comer qualquer coisa. Se caracterizam pelo que é quente, líquido, ácido e oleoso.

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Dieta alimentar do Pitta

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Por ser um dosha quente, é indicado o consumo de alimentos frios, crus e secos. Por isso, deve-se evitar laticínios gordurosos.

 

O melhor óleo: para o Pitta é o de côco.

 

Frutas de sabor mais doce: como manga, melão, maçã, coco e uva, além de vegetais variados.

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Grãos: arroz, trigo, quinoa, cevada e aveia.

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Temperos: coentro, cardamomo, erva-doce, açafrão e hortelã.

Vegetais: brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, aspargos, pepino, folhas verdes escuras, ervilha, abobrinha, abóbora, aipo, quiabo, alface, cenoura, vagem, batata e batata-doce.

Se esse for o seu dosha, evite alimentos com sabores ácidos, salgados e picantes, por aumentarem o elemento fogo.

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Devem comer frutas suculentas doces, legumes frescos como pepino, couve e alface, evitando alimentos quentes e picantes, álcool e cafeína.

Quando Pittas estão desequilibrados, sofrem de refluxo ácido ou azia. Pittas favorecem gostos doces, amargos e adstringentes.

Este dosha está associado ao intestino delgado, estômago, glândulas sudoríparas, olhos, pele e sangue.

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Kapha

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É o dosha que resulta da união entre os elementos água e terra. É pesado e denso.

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A pessoa de Kapha possui boa resistência física, geralmente pele fria, oleosa e pálida, e cabelos crespos. Essa combinação está associada a uma estrutura física forte e larga, com tendência a ganhar peso e dificuldade em perder. 

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Em relação à personalidade, são tranquilas, relaxadas, afetuosas e tolerantes.

Pessoas desse tipo são estáveis, lentas, pacientes e mais preguiçosas.

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Kapha é pesado, suave, oleoso e adocicado. Possuem um sono pesado, digestão lenta e têm tendência à obesidade, embora raramente fiquem doentes.

O dosha kapha possui também movimentos mais lentos e demoram um pouco mais para assimilar informações novas.

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Dieta alimentar de Kapha

 

Como é um dosha marcado por qualidades mais frias, a alimentação deve privilegiar comidas quentes. Aposte em vegetais feitos no vapor, feijões, temperos picantes, grãos leves.

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Grãos: cevada, milho, trigo.

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Laticínios como leite, manteiga e ghee não são bons, pois aumentam as qualidades Kapha no organismo.

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Frutas leves: maçã, amora, framboesa, pera, frutas secas e romã.

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Temperos: cominho, cravo, gengibre fresco e em pó, semente de mostarda, pimenta do reino, açafrão, cardamomo. Evite o sal.

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Vegetais: repolho, couve-flor, couve-de-bruxelas, cenoura, vagem, jiló, folhas verdes escuras, brócolis, acelga.

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Os únicos adoçantes liberados são o mel e a stevia.  Reduza também consumo de óleo.

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Os Kaphas favorecem gostos pungentes, amargos e adstringentes.

Eles devem comer muitos vegetais e alimentos ricos em fibras, como legumes, minimizando laticínios, alimentos oleosos e doces.

Quando os Kaphas estão desequilibrados, sua digestão lenta pode levar ao ganho de peso.

Este dosha está associado aos pulmões, tórax e líquido espinhal.

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Alimentação & Ayurveda


Para a filosofia ayurvédica, a forma como o seu organismo reage àquilo que consome também tem tudo a ver com o seu dosha. Por isso, eles acreditam que alguns alimentos podem fazer bem para determinada pessoa e para outras, o contrário. Afinal, a Ayurveda parte do princípio de que cada indivíduo é único, assim como as suas reacções.

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No Ayurveda, cada um dos doshas vive sob uma dieta específica, estilo de vida e regime de exercícios. Um desequilíbrio entre os doshas pode ser corrigido alterando fatores de dieta e estilo de vida. Se desmarcado, um desequilíbrio pode levar à doença.
 

A alimentação ayurvédica considera todas as características biopsicossociais individuais para estabelecer uma dieta saudável e equilibrada. Com isso, é possível cuidar da manutenção da saúde do corpo, evitar desequilíbrios e prevenir doenças. Para criar esse planejamento, o médico ayurvédico analisa o perfil e o temperamento de cada indivíduo.


Esse é um tipo de alimentação que incentiva o consumo de todos os grupos alimentares, buscando o equilíbrio não apenas nutricionalmente, como também de sabores. Assim, evita compulsões por determinado item. Outra característica é que cada cardápio leva em conta estações, horário, dia e climas durante o ano.

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O empilhamento de refeições pode causar Doenças


Independentemente do seu tipo de corpo, se você estiver comendo constantemente, tipo de 3 em 3 horas, ocorrerá o empilhamento de refeições.


Você terá alimentos em diferentes estágios de digestão ao longo do trato gastrointestinal -  uma maçã de uma hora atrás no estômago, um biscoito de 3 horas atrás no seu cólon e seu almoço de 4 horas atrás em seu intestino.

 

Esse acúmulo constante de alimentos esgota nossa energia para realmente fazer um trabalho adequado na digestão, absorção e eliminação.

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Quando os alimentos se acumulam assim, começamos a acumular toxinas de alimentos não digeridos e geralmente causados ‚Äč‚Äčpor digestão fraca. 

Se você tiver mais Vata em sua constituição, as toxinas se acumulará no cólon, Pitta no intestino delgado e Kapha no estômago.

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Você deve prestar muita atenção à alimentação porque esse empilhamento de alimentos é o que se observa como primeiro estágio de doença, de acordo com a Ayurveda.  

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Então, como você pode impedir que essa toxidade se desenvolva?  

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Faça a sua maior refeição entre as 10h e as 14h  - quando o fogo digestivo for mais forte.  Coma quando estiver realmente com fome (não fome emocional) e faça um espaço nas refeições para digestão, absorção e eliminação adequadas.  

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De acordo com o Ayurveda, o Vata deve comer 4 vezes ao dia, Pitta 3 vezes e Kapha 2 vezes, sem lanche entre as refeições. Isso também é chamado de jejum intermitente . Este conceito é estranho a algumas pessoas que foram instruídas a comer constantemente. Isso não é exatamente bom à todos!

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Além do empilhamento de refeições, o desequilíbrio de dosha também pode acontecer quando você viola seus hábitos diários, como jantar tarde uma comida pesada, quando o fogo digestivo é fraco, dormir tarde com estômago cheio, obstrução da digestão e limpeza adequada do corpo, comer produtos alimentícios ao invés de alimentos e não comer conscientemente.

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Você já se perguntou por que algumas pessoas são hiperativas enquanto outras são letárgicas? Por que algumas pessoas não engordam apesar de comer mais enquanto outras não? Ayurveda responde a todas essas perguntas com os três Doshas: Vata, Pitta e Kapha nos quais classifica os tipos de corpo humano.

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Os doshas são descritos como energias biológicas encontradas em todo o corpo e mente humanos. "Vata, Pitta e Kapha são essenciais para nossa fisiologia e têm um conjunto muito específico de funções funcionais a desempenhar no corpo.

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Quando os doshas estão desequilibrados, pode levar a efeitos adversos à saúde. "

O equilíbrio dos doshas é um processo dinâmico que é afetado por mudanças sazonais, estilo de vida e dieta. 

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A eficácia da medicina ayurvédica é um fato autêntico, mas, na era moderna, fica cada vez mais difícil a qualidade dos alimentos, e a dieta é o fundamento do Ayurveda.

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Os seguintes fatores são importantes para tornar os alimentos dietéticos (comestíveis, saudáveis) e não comestíveis (não comestíveis, prejudiciais):

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Quantidade (de alimentos)
Tempo (quando foi cozido e quando foi comido)
Processo (para fazê-lo)
Local onde as matérias-primas foram cultivadas (terra, clima e ambiente circundante etc.)
Composição ou textura (química, biológica, propriedades etc.)
Distúrbios (distúrbios sutis e graves, efeitos não naturais, impuros, se houver)

 

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Purificação: Para equilibrar os doshas e manter o estado de saúde, existem tratamentos que eliminam toxinas de alimentos, aquilo que não foi bem digerido ou não expelido pelo organismo e pode provocar doenças. É o caso das limpezas de intestino e das vias respiratórias.

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Alimentação: Recomenda-se ingerir alimentos produzidos na sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo.

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Consultas: Cromoterapia, aromaterapia, meditação, repetição de mantras, músicas com frequências em hertz, massagens… Tudo isso também é contemplado pelo ayurveda, práticas além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.

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"Você deve conhecer seu dosha dominante para começar a prestar atenção em como seu corpo reage a diferentes alimentos em momentos diferentes e se tornar mais conectado com os alimentos que come. À medida que o tempo passa e você se conhece melhor, e se torna cada vez mais próximo do seu verdadeiro eu."

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Qual é a sua opinião?


Você deve se importar como você come para o seu tipo de corpo?

Jejum intermitente ou empilhamento de refeições?

Experimente você mesmo, conecte-se e ouça seu corpo e observe como se sente.

Entre em contato com seu corpo quando desejar determinados alimentos.

É o desejo puro ou é um desequilíbrio dosha?

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Nosso corpo é muito inteligente; se você sintonizar sua dieta e estilo de vida com a constituição do corpo e o ritmo natural da vida, começará a encontrar um equilíbrio saudável e a ter uma longevidade radiante.

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"Uma Consulta de Ayurvédica é um momento único porque você é único."

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