6i60pdla5c4a7ei5ojad1ay6whlp8a

Academia Herbal

Instituto Educacional de Medicina Naturop√°tica

Formação em Medicina

Tradicional Chinesa

A Medicina Chinesa √© uma medicina baseada em observa√ß√Ķes dos fen√īmenos da natureza em que o ser humano √© considerado extens√£o desse universo.

EAD ou Presencial

Curso totalmente online ou Presencial

Qualificação

Conhecimento focado na pr√°tica

Reconhecimento

Ser um profissional diferenciado

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) √© uma medicina baseada em observa√ß√Ķes dos fen√īmenos da natureza em que o ser humano √© considerado cont√≠nuo a esse universo.

Para a milenar Medicina Chinesa, o conceito de doen√ßa segue um caminho de evolu√ß√£o: ps√≠quica, energ√©tica, funcional e ent√£o chegando ao desequil√≠brio org√Ęnico.

A Medicina Tradicional Chinesa entende o ser como uma continuidade da natureza e desta forma respeita os seus ciclos naturais.
A alimenta√ß√£o, a respira√ß√£o, o sono e as emo√ß√Ķes s√£o fatores fundamentais para o bem estar de acordo com essa ci√™ncia. Todos eles seguem ritmos naturais, como as esta√ß√Ķes do ano, as horas do dia e tamb√©m os ciclos de Yin e Yang.

‚Äč

O grande destaque deste curso é o estudo detalhado dos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa aplicados ao diagnóstico. São estudados detalhadamente os sistemas de avaliação como: Pulsologia, Glossologia (avaliação pela língua), a Anamnese, a Observação Comportamentais e a da Alimentação e sua Relação Energética.

 

O aluno tem a op√ß√£o de escolher fazer o curso de Medicina Tradicional Chinesa com habilita√ß√£o em Fitoterapia e Diet√©tica (14 meses EAD) ou com habilita√ß√£o em Acupuntura (com + 6 encontros presenciais al√©m dos 14 meses EAD).

‚Äč

‚Äč

Curso Ministrado por:

Instituto Nacional de Naturopatia Aplicada - INNAP - √Č uma Institui√ß√£o de Ensino especializada em formar profissionais terapeutas nas mais diversas √°reas das terapias naturais. 

Com mais de 20 anos de atuação, a Faculdade INNAP tornou-se referência no ensino, com cursos focados na prática e no desenvolvimento profissional, sempre trazendo o que há de mais atualizado e comprovado em técnicas de diagnóstico e tratamentos naturais. Conta com professores, mestres e doutores formados e altamente qualificados.

Localizada na cidade de Novo Hamburgo - RS, destaca-se como pioneira em cursos de extensão acadêmica e pós-graduação em áreas estratégicas das Terapias Naturais.

‚Äč

‚ÄúMais do que uma escola, o INNAP √© uma institui√ß√£o com o objetivo de divulgar princ√≠pios e conceitos de terapias naturais, com a finalidade de restabelecer e manter a sa√ļde do indiv√≠duo. Realizar, promover estudos e divulgar pesquisas na √°rea das terapias naturais.‚ÄĚ

Qual o P√ļblico Alvo deste Curso?

‚Äč

O curso é aberto para todas as pessoas que se identificam com os princípios da MTC e que estejam buscando conhecimentos para o dia-a-dia ou mesmo para uma transição de carreira profissional.

Indicado para todos os profissionais terapeutas ou da √°rea de sa√ļde que desejam ampliar os conhecimentos e seus atendimentos atrav√©s das t√©cnicas da Medicina Chinesa.

Exclusividade deste Curso

‚Äč

O aluno tem a opção de escolher fazer o curso de Medicina Tradicional Chinesa com habilitação em Fitoterapia e Dietética (14 meses EAD) ou com habilitação em Acupuntura (com + 6 encontros presenciais além dos 14 EAD).

‚Äč

Formação com Habilitação em Fitoterapia e Dietética EAD
Duração: 14 meses 480 h/aula / 100% ONLINE

‚Äč

Formação com Habilitação Acupuntura
Duração: 21 meses 1.200 h/aula

‚Äč

Ser√£o os 14 meses do EAD + 7 meses de aprofundamento com 6 encontros presenciais (para as pr√°ticas).

‚Äč

Perfil Profissional

‚Äč

O profissional em Medicina Tradicional Chinesa atua no mercado da medicina natural como um terapeuta especializado em atendimentos ao p√ļblico geral.

Através de técnicas de diagnósticos não invasivas como; anamnese, a glossologia (observação da língua), a pulsologia (diagnóstico pelo pulso) e também a observação de sinais físicos, energéticos e comportamentais.

Como profissional de Acupuntura, além de fazer todo o diagnóstico e tratamento mencionados, o terapeuta também faz uso das agulhas, da moxabustão, eletroacupuntura e a ventosaterapia para um tratamento muito efetivo, estimulando os canais de energia do corpo e desbloqueando os pontos que impedem o fluxo de energia vital.

Objetivo do Curso

 

Este curso pretende fornecer os fundamentos dos princ√≠pios da Medicina Chinesa para estudantes e profissionais da √°rea da medicina chinesa, estudantes e profissionais da √°rea da sa√ļde ou demais pessoas interessadas na √°rea.

O conte√ļdo program√°tico √© voltado para formar profissionais com amplos conhecimentos te√≥ricos e pr√°ticos, elevando a sua carreira profissional.

Matriz Curricular

‚Äč

 

Fundamentos da MTC, História e filosofia da MTC, Paradigmas,
Conceitos, Princ√≠pios ‚Äď Qi ‚Äď Yin-Yang

‚Äč

Compreende os fundamentos e conceitos históricos da medicina tradicional chinesa, bem como o conceito de Qi e a teoria de Yin e Yang conceitos que fundamentam toda a Medicina Tradicional Chinesa.

Esta disciplina visa fornecer os conceitos básicos e fundamentais específicos necessários ao desenvolvimento do pensar a medicina chinesa. Instrumentalizar o aluno para as disciplinas posteriores que constituem o primeiro bloco de aprendizado do primeiro semestre.

‚Äč


Cinco Movimentos, Zang Fu, Etiologia e Etiopatogenia

‚Äč

Compreende a Teoria dos Cinco Movimentos ‚Äď Wu Xing relacionando aspectos org√Ęnicos e funcionais com aspectos ps√≠quicos e emocionais do ser, teorias que embasam o pensar e a racionalidade das terapias tradicionais chinesa.
Tamb√©m s√£o apresentados os conceitos sobre os sistemas internos do corpo humano segundo a racionalidade da medicina tradicional chinesa, assim como o relacionamento entre as teorias dos √≥rg√£os internos e dos cinco elementos. Nesta disciplina s√£o estudados tamb√©m os conceitos fundamentais e espec√≠ficos necess√°rios ao desenvolvimento da capacidade do aluno em identificar caracter√≠sticas pertencentes ao sistema org√Ęnico relacionar com o sistema de Cinco Movimentos e sua inter-rela√ß√£o com caracter√≠sticas org√Ęnicas e ps√≠quicas.
Esta disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de discernir sobre a origem das s√≠ndromes, classificando a etiopatologia em eixos principais: externos, clim√°ticos e biol√≥gico; internos emocionais, org√Ęnicos e funcionais.

‚Äč

‚Äč

Subst√Ęncias Fundamentais: fisiologia energ√©tica

‚Äč

Aqui s√£o apresentados os conceitos sobre as subst√Ęncias fundamentais relacionando com os √≥rg√£os e sistemas internos do corpo humano segundo a racionalidade da medicina tradicional chinesa.

Esta disciplina embasa com conceitos fundamentais para discernimento entre as fun√ß√Ķes e as disfun√ß√Ķes org√Ęnicas. O aluno √© capacitado aqui para identificar o correto funcionamento dos sistemas internos para posteriormente conseguir eleger os tratamentos mais adequados.

 


Teoria geral de meridianos

‚Äč

Aborda aspectos relativos à avaliação de estruturas da anatomia sutil do corpo relacionando a teoria de canais de energia da medicina chinesa clássica. Destacam-se tópicos conceituais da anatomia relacionados aos meridianos de energia, habilitando o aluno a localizar os pontos de acupuntura respeitando suas diversas complexidades e cuidados pertinentes a cada estrutura envolvida.

O objetivo é capacitar o aluno a compreender o correto funcionamento dos sistemas de circulação de energia segundo a racionalidade da medicina tradicional chinesa.
Relacionar estes conceitos da racionalidade ocidental com os conceitos da racionalidade tradicional da medicina chinesa, tamb√©m tem por objetivo esta disciplina habilitar o aluno a discernir entre situa√ß√Ķes pertinentes √†s terapias tradicionais chinesas e aquelas que n√£o pertencem a este escopo.

 


Pulsologia e Glossodiagnose

‚Äč

Estudo dos sinais visuais, morfol√≥gicos, da l√≠ngua; estudo dos sinais e varia√ß√Ķes apresentados pela pulsa√ß√£o radial. Relacionamento destes sinais √†s s√≠ndromes e dist√ļrbios da medicina tradicional chinesa.

Esta disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de discernir sobre os diferentes sinais apresentados pelo pulso e a língua, capacitando a determinar tratamentos a partir da observação desses sinais.

‚Äč


Identifica√ß√£o de padr√Ķes por Ba Guang, San Jiao e Zang Fu

‚Äč

Nesta disciplina s√£o apresentados tr√™s sistemas de identifica√ß√£o de padr√Ķes de desarmonia, sendo estes sistemas generalistas dentro da racionalidade da medicina
tradicional chinesa.

O objetivo é capacitar o aluno a identificar de uma forma ampla e generalista e classificar dentre destes conceitos as desarmonias internas e externas do ser humano, dando ao aluno a capacidade de relacionar estes sistemas com os tratamentos que serão apresentados em disciplinas posteriores.

 


Síndromes Zang Fu

‚Äč

Nesta disciplina s√£o apresentados os sistemas de identifica√ß√£o de padr√Ķes de desarmonia a partir dos sintomas em √≥rg√£os e v√≠sceras, sendo estes sistemas mais espec√≠ficos dentro da racionalidade da medicina tradicional chinesa.

O objetivo √© capacitar o aluno a identificar de uma forma mais espec√≠fica os dist√ļrbios, capacitando o aluno a relacionar estes sistemas com os tratamentos que ser√£o apresentados em disciplinas posteriores.

‚Äč

‚Äč

Constitucional Chinesa e Anamnse

‚Äč

Nesta disciplina s√£o abordadas as caracter√≠sticas ps√≠quicas do ser humano, as caracter√≠sticas comportamentais s√£o as principais caracter√≠sticas estudadas para este entendimento. Tamb√©m s√£o estudadas as perguntas usadas em question√°rios para reconhecimento de dist√ļrbios tanto org√Ęnicos como ps√≠quicos.

Esta disciplina objetiva desenvolver no aluno a capacidade de discernir sobre as caracter√≠sticas ps√≠quicas e comportamentais e seu relacionamento com sintomas f√≠sicos. O aluno tamb√©m ter√° a capacidade de atrav√©s de perguntas precisas reconhecer a origem de dist√ļrbios e eleger o tratamento adequado.

 


Fundamentos da Fitoterapia e Dietética Chinesa

‚Äč

Disciplina que aborda características a energética dos alimentos e plantas, a classificação dentro de grupos comuns às duas abordagens, sua aplicação adequada ao tratamento das principais síndromes energéticas da medicina tradicional chinesa.

Desenvolve no aluno capacidade crítica de reconhecer as diferentes classes de alimentos e fitoterápicos e adequá-los ao tratamento adequado.

‚Äč

‚Äč

As 18 Classes dos fitoter√°picos chineses

‚Äč

Essa disciplina apresenta os fitoterápicos chineses classificados em 18 classes conforme sua ação e relaciona com as síndromes energéticas.

Capacitar o aluno a reconhecer as 18 classes de fitoter√°picos bem como suas a√ß√Ķes, indica√ß√Ķes e contraindica√ß√Ķes a fim de aplicar como forma de tratamento.

‚Äč

‚Äč

Fórmulas magistrais Chinesas

‚Äč

S√£o estudados os compostos fitoter√°picos cl√°ssicos, divididos de acordo com as 18 classes estudadas na disciplina anterior. Demonstra√ß√Ķes das f√≥rmulas, suas principais indica√ß√Ķes, contraindica√ß√Ķes e formas de uso. Capacita o aluno a compreender a aplica√ß√£o das f√≥rmulas e aplicar como forma de tratamento.

‚Äč

‚Äč

Sitiologia (alimentação) de acordo com a constitucional e 5 elementos

‚Äč

Disciplina que aborda a energética dos alimentos e sua aplicação adequada ao tratamento das principais síndromes energéticas da medicina tradicional chinesa.

Capacita o aluno a raciocinar sobre os efeitos dos alimentos no desencadeamento de s√≠ndromes energ√©ticas bem como no entendimento das a√ß√Ķes dos alimentos sobre a estrutura psicof√≠sica, assim esse conhecimento faz parte da proped√™utica da diagnose bem como para o tratamento.

‚Äč

‚Äč

Protocolos aplicados ao tratamento de dist√ļrbios comuns

‚Äč

Nesta disciplina s√£o apresentados os protocolos mais frequentes para as s√≠ndromes mais comuns. Tanto protocolos com f√≥rmulas magistrais como subst√Ęncias comuns, alimentos e preparos s√£o apresentados nesta disciplina.

O objetivo é demonstrar para o aluno a racionalidade aplicada em escolhas feitas e experimentadas dentro de academias científicas clássicas. Instrumentar o aluno a ter um ponto de partida para então individualizar os tratamentos para cada caso.

‚Äč

‚Äč

Aurículoterapia

‚Äč

Utiliza o pavilh√£o auricular para identificar sinais que podem indicar dist√ļrbios; utiliza est√≠mulos f√≠sicos a fim de provocar rea√ß√Ķes de tratamento.

Capacita o aluno a utilizar a Aurículoterapia como forma de diagnose e tratamento. A Aurículoterapia pode ser utilizada como complementar a outros tratamentos mas também é frequentemente utilizada de forma isolada.

‚Äč

‚Äč

Classificação de pontos de acupuntura

‚Äč

Estudo sistem√°tico (fun√ß√Ķes e indica√ß√Ķes) e localiza√ß√£o de pontos Apresenta√ß√£o dos principais pontos de acupuntura conforme suas classes energ√©ticas de acordo com as principais escolas cl√°ssicas e de acordo com suas principais fun√ß√Ķes terap√™uticas.

Capacita o aluno a localizar os pontos de acupuntura, bem como a eleger o ponto ou o grupo de pontos mais adequado a cada tratamento.

‚Äč

‚Äč

Meridianos II ‚Äď Extraordin√°rios e colaterais

‚Äč

Estudo mais aprofundado da rede de meridianos (canais de energia), a teoria de meridianos extraordinários é apresentada e a teoria de colaterais é aprofundada.

Essa disciplina visa capacitar o aluno a identificar dist√ļrbios oriundos da irregularidade destes meridianos, tamb√©m capacita para eleger tratamentos de acupuntura atrav√©s destes sistemas.

‚Äč

‚Äč

Técnicas de manipulação de agulhas

‚Äč

Disciplina que apresenta as t√©cnicas de inser√ß√£o e manipula√ß√£o adequada das agulhas, de acordo com as caracter√≠sticas energ√©ticas dos pontos e seus meridianos. Apresenta√ß√£o dos cuidados importantes a tomar de acordo com as estruturas anat√īmicas envolvidas. Apresenta os instrumentos do profissional acupunturista e orienta sobre a correta manipula√ß√£o. Nesta disciplina tamb√©m √© abordada a norma de biosseguran√ßa

Instrumenta o aluno para a inserção e manipulação correta de agulhas de acupuntura. Capacita para seguir as boas práticas de biossegurança, abordando também as principais normas de segurança relativo ao uso e descarte de materiais contaminados e pérfuro-cortante e legislação pertinente.

‚Äč

‚Äč

Eletroacupuntura

‚Äč

A técnica de eletroacupuntura consiste no estímulo elétrico das agulhas de acupuntura inseridas em pontos de acupuntura. Esse estímulo é feito com um aparelho específico que produz uma corrente segura e confortável. A eletroacupuntura pode ser utilizada para potencializar o efeito das agulhas em quaisquer tratamentos, tem um ótimo resultado para problemas neurológicos bom como em dores.

Objetiva capacitar o aluno a compreender os diferentes tipos de estímulos produzidos pelos aparelhos e saber quando utilizar cada um deles.
Nesta disciplina tamb√©m s√£o apresentados diversos aparelhos e suas caracter√≠sticas a fim de que o aluno seja capaz de utiliz√°-los pois ir√° compreender seus princ√≠pios.

‚Äč

‚Äč

Moxaterapia

‚Äč

Moxaterapia √© a t√©cnica que consiste no aquecimento de pontos de acupuntura e √°reas do corpo. √Č insepar√°vel da acupuntura pois tem car√°ter complementar √†s agulhas. Utilizadas principalmente em s√≠ndromes onde haja caracter√≠sticas de frio e estagna√ß√£o.

A disciplina apresenta as diversas t√©cnicas de moxa, bem como a indica√ß√£o para cada uma das t√©cnicas. Capacita o aluno a executar tratamentos com a t√©cnica de aquecimento de pontos de acupuntura. Apresenta tamb√©m os diferentes tipos de moxa.

‚Äč

‚Äč

Ventosaterapia

‚Äč

Estudo das técnicas de tratamento que visa a mobilização da energia e do sangue nos canais e colaterais, permitindo a desobstrução dos fatores patogênicos resultantes das diversas síndromes energéticas.

O aluno irá compreender o mecanismo de ação das ventosas e sua aplicação terapêutica. A técnicas de ventosa serão apresentadas a o aluno será capaz de aplicá-las.

‚Äč

Certificação

‚Äč

- Extensão Acadêmica: Não confere diploma, fornece Certificado de Conclusão.

‚Äč

- Curso Superior Sequencial Complementação de Estudos: Não confere diploma, fornece Certificado de Conclusão.

‚Äč

- Certificado de forma√ß√£o Superior Sequencial Complementa√ß√£o de Estudos em Naturopatia em conformidade com a Lei 9394 Artigo 44 do Congresso Nacional (lei de  diretrizes da educa√ß√£o no Brasil). O ingresso ao curso Sequencial √© mediante vestibular.

Duração

‚Äč

14 ou 21 meses

Pré-Requisitos

‚Äč

Ensino médio completo

Academia Herbal

A Academia Herbal é um Instituto Educacional e tem como missão a Expansão e Desenvolvimento da Naturopatia no Brasil.
O INNAP e A Herbalista s√£o empresas parceiras que apoiam este projeto, visando Ensino de Qualidade em Terapias Naturais.

A Herbalista

Academia Herbal ¬© 2020

Instituto Educacional de Medicina Naturop√°tica